Estrutura Física

A Fundação Gorceix conta com Centro Administrativo e o Campus Tecnológico (CT³) instalados à Rua Carlos Walter Marinho Campos, 57, na Vila Itacolomi, em Ouro Preto. Conta também, no centro da cidade, à Rua Conde de Bobadela, números 140 e 150, com dois casarões restaurados (antiga sede) e adaptados para o funcionamento do DETAP (Departamento de Treinamento Acadêmico e Profissional) e do DEPEC (Departamento de Pesquisa em Engenharia e de Educação Continuada), para exercer suas atividades administrativas, sociais, educativas e de pesquisa.

Os pesquisadores, professores, estagiários e funcionários contam com condições seguras e espaço moderno capaz de atender de forma eficiente os alunos assistidos e as empresas parceiras. A infraestrutura oferecida garante o desenvolvimento das atividades de forma dinâmica, eficaz e com qualidade.

 

Centro Administrativo 

O Centro Administrativo funciona no Edifício denominado Engenheiro Amaro Lanari, em homenagem a um dos principais idealizadores da instituição. Inaugurado em julho de 2010, é composto por três pavimentos, onde estão instalados: Recepção, o Auditório Engenheiro Israel Pinheiro da Silva, a Sala de Memória Professor Salathiel Torres, a Sala de Reuniões dos Conselhos Engenheiro Moacélio Mendes, os Setores de Tecnologia da Informação (TI), de Bolsas e Benefícios, Recursos Humanos, Contabilidade, Financeiro, Suprimentos, Projetos, Secretaria dos Órgãos Colegiados, Presidência, Superintendência e uma área para realização de eventos.    

Edifício Engenheiro Cassio Elyzio de Figueiredo Damazio

O nome do prédio é uma homenagem um dos grandes colaboradores da Escola de Minas/UFOP e da Fundação Gorceix, da qual ele foi presidente (1995 a 1999) e conselheiro. Nele funcionam a cantina dos funcionários, o arquivo permanente e o Sistema Integrado de Gestão. 

 

Edifício Prof. Walter José von Krüger

Neste prédio, cujo nome homenageia o professor Walter José von Krüger um dos ex-presidentes (de 1976 a 1980) e ex-conselheiro da Fundação, funcionam a sede da Revista Escola de Minas (REM), biblioteca e salas de aula.

Laboratórios: Prof. Joaquim Cândido Costa Sena e Prof. Joaquim Maia

Estes laboratórios, cujos nomes são homenagens a dois professores da Escola de Minas/UFOP, estão equipados para realizar estudos de resíduos metalúrgicos, caracterização mineralógica, análises químicas via úmida e por fluorescência de raios x, estudos em minérios diversos, como níquel, cobre manganês, nióbio, entre outros, além de oficina mecânica e eletrônica para desenvolvimento de equipamentos e manutenção. Isto garante condições técnicas, para que os profissionais envolvidos nas pesquisas apresentem resultados confiáveis nos projetos desenvolvidos para diversas empresas parceiras.

 

Laboratórios DEMAM e DEPETRO

O laboratório e salas de aula dos Departamentos de Meio Ambiente e Geologia do Petróleo estão instalado no edifício Claude-Henri Gorceix. Composto por cinco andares, o local propicia aos professores, alunos e pesquisadores contam espaço apropriado para a realização de suas atividades, como cursos, consultorias e pesquisas para as empresas parceiras.

Laboratório de Aglomeração e Redutibilidade

Um laboratório específico para estudos de pelotização, processos de mineração e pesquisas geológicas é utilizado pelos pesquisadores do Departamento de Pesquisa em Engenharia e Educação Continuada (DEPEC) e o Departamento de Tecnologia em Mineração e Metalurgia (DETEMM).

Situado em área próxima à Fundação Gorceix, o local conta com uma planta piloto de pelotização e outra de sinterização. O laboratório é composto de equipamentos de pelotamento e avaliação da qualidade da pelota crua e queimada, como umidade, esfericidade, porosidade, resistência a queda, resistência a compressão e índice de tamboramento. Máquina pot-grate, que simula os processos de pelotização em grelha móvel e forno rotativo. Fornos para ensaios de qualidade metalúrgica, capaz de realizarem ensaios de redutibilidade estática, dinâmica e sob carga, degradação, inchamento e crepitação de minérios. Susceptibilimetro magnético, para avaliação do comportamento de materiais e minérios expostos a um campo magnético.

 

Edifício do DEPEC

A antiga sede da Fundação Gorceix, à Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), no Centro histórico de Ouro Preto, depois da restauração e readequação do prédio, atualmente abriga as instalações do Departamento de Pesquisa em Engenharia e Educação Continuada e a biblioteca do DEPEC.

Edifício do DETAP

O casarão situado à Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), ao lado da antiga sede da Fundação Gorceix, também depois de restaurado e adaptado, passou a ser sede do Departamento de Treinamento Acadêmico e Profissional, onde funcionam salas de aula para os cursos oferecidos pelo DETAP aos alunos da Escola de Minas/UFOP.


Top