Faleceu no dia 20/08/2011, em Ouro Preto, o Prof. Dr. Jair Carvalho da Silva, ex-aluno, professor e também o 12º diretor da Escola de Minas/UFOP. Natural da cidade mineira de Piumhi graduou-se em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Civil pela Escola de Minas, em 1947.
Em suas aulas nas disciplinas de Mineralogia e Ótica Cristalina, Mineralogia I e II e Cristalografia, o professor foi pioneiro na utilização de técnicas radiocristalográficas no estudo dos minerais, após realizar estágio nos Laboratórios do U.S.G.S. e do Polytechnic Institue of Brooklin, nos Estados Unidos.
Publicou diversos trabalhos entre os quais: "Estudo Rádio-Cristalográfico da Ludwigita", "Um método de Dosagem do zinco em amostras de prospecção de minério de zinco de Vazante, MG", "Considerações premiliminares sobre as possibilidades de uso agronômico do verdete de Abaeté, MG".
Seu trabalho na Escola de Minas, tanto como professor e diretor, tornou-o responsável pela formação de centenas de profissionais, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino e do desenvolvimento da engenharia brasileira.
Sua vida profissional, não se resumiu ao magistério. Foi engenheiro da Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Engenheiro Chefe da Divisão de Estanhamento da Companhia Siderúrgica Nacional e Chefe do Laboratório do 3o. Distrito Centro-Sul do DNPM, Minas Gerais.
A Administração da Fundação Gorceix lamenta o ocorrido e solidariza com a família do professor Jair.