Um grupo, formado por 20 ex-alunos, que participam da Semop-BH, visitou a Fundação Gorceix, na quinta-feira, 20 de agosto. Além vir à Fundação, onde participaram de uma palestra ministrada pelo presidente executivo da instituição, professor Cristovam Paes de Oliveira, eles estiveram também no Campus do Morro do Cruzeiro.
Lá os ex-alunos plantaram uma muda de flamboyant mirim no jardim da Escola de Minas, para marcar a data, 21 de agosto, o aniversário de 46 anos da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). A homenagem simbólica foi também extensiva aos 146 anos da Escola de Minas e ao centenário da CAEM (Centro Acadêmico da Escola de Minas).
A muda foi doada pelo ex-aluno, da turma de 1956, o engenheiro Sebastião Peixoto Toledo, que tem atualmente como hobby criar mudas de árvores e flores. “Escolhi o flaboyant mirim por ser uma espécie que dá flores o ano inteiro. Assim a entrada da Escola estará sempre florida”, conta ele. A homenagem teve também participação da Fundação Gorceix, que doou a placa de identificação.
Segundo o engenheiro, Lázaro Freitas, da turma de 1963 e atual presidente da Semop BH (Sociedade dos Ex-Alunos da Escola de Minas de Ouro Preto), “a sugestão da homenagem surgiu em um dos nossos almoços, que é realizado todas as quartas-feiras, no Minas II, em Belo Horizonte. Esta é uma forma de mostrarmos nossa gratidão pelo que vivemos e aprendemos aqui. E também de voltar à Escola. É sempre bom relembrar os bons momentos”.
Participaram da comemoração o reitor da UFOP, professor Marcone Jamilson Freitas Souza, o Diretor da Escola de Minas, professor Issamo Endo e o Vice-diretor, professor José Geraldo de Azevedo Brito e o assessor da Gorceix, professor Antônio Araújo.