No próximo dia 9 de outubro, durante as comemorações da Festa do 12, a Fundação Gorceix irá inaugurar a sua Coleção de Minerais, instalada na entrada da Sede Administrativa da FG, à Rua Engenheiro Carlos Marinho Campos, na Bauxita.
A Coleção de Minerais, idealizada pelo presidente executivo, professor Cristovam Paes de Oliveira, foi organizada pelo professor Antônio Araújo (Tunico). É constituída de diversos exemplares, que mostram o enorme potencial do setor mineral do Brasil.
Segundo, o professor Tunico as mostras em um total de 54 foram doadas por empresas parceiras, funcionários e pessoas amigas da Fundação, além de ex-alunos da Escola de Minas/UFOP. São minerais como topázio, galena, jasfilito, grafito, pirita, quartzo, magnesita, calcita, hematita, cianita, quartzito, entre outros, oriundos de várias regiões do Brasil e também do exterior.
A Coleção, que ficará em exposição permanente, receberá o nome do engenheiro Victor Dequech, da empresa Geosol. Será prestada uma justa homenagem, também póstuma, ao engenheiro Manoel Moacélio de Aguiar Mendes, que foi presidente da Açominas, cujo nome identificará, a partir de então, a Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores da Gorceix. Esta é uma forma de demonstração de gratidão a dois grandes colaboradores da Fundação e da Escola de Minas, que tiveram importante papel no crescimento das duas Instituições.
Na mesma ocasião, pessoas e empresas receberão honrarias que exprimem, igualmente, o reconhecimento da Fundação Gorceix, por suas atuações físicas e jurídicas, no campo da educação e do desenvolvimento científico, tecnológico e social do país.