Neste dia 18 de abril, a Fundação Gorceix completa 56 anos de uma segura trajetória de apoio à Escola de Minas, aos alunos carentes da Instituição mais que centenária e de avanço na criação de novas tecnologias, para as diversas áreas da engenharia.
Neste período tornou-se uma das mais importantes Instituições de desenvolvimento científico e tecnológico do setor mínero-metalúrgico e áreas afins, sempre tomando como premissa básica, em todas as suas inciativas e ações, a responsabilidade social e ambiental. E o importante, de forma autossustentável.
Instituída, em 1960, por um grupo de ex-alunos da Escola de Minas de Ouro Preto e inspirada no espírito ousado de seu patrono, o professor Claude-Henri Gorceix, a Fundação cresceu, em espaço físico, em número de funcionários e no cumprimento de suas funções estatutárias: apoio à Escola de Minas, assistência social, educação, cultura e incentivo a ações direcionadas para o crescimento industrial brasileiro.
Até os anos 2000, a Gorceix funcionou em dois casarões na Rua Conde de Bobadela. Atualmente, além dessas instalações, a estrutura física compreende um Centro Administrativo, integrado por três prédios e, ainda, vários laboratórios e instalações em escala piloto, que integram o Centro de Treinamento e Transferência de Tecnologia (CT³) da Fundação, situados na Rua Carlos Walter Marinho Campos, 57, na Vila Itacolomi, em Ouro Preto-MG.
Os pesquisadores, professores, estagiários e funcionários contam hoje com laboratórios modernos e com condições seguras desenvolver, de forma eficiente, os trabalhos administrativos e às demandas sociais, às funções de apoio à Escola de Minas/UFOP e, ainda, às demandas de projetos de pesquisas e contratos das empresas e órgãos que, com a Gorceix, se relacionam.
Todo esse crescimento é fruto de um trabalho diuturno de uma equipe que, no decorrer desses 56 anos, envolve os Conselheiros, funcionários, pesquisadores, professores e estagiários.
Parabéns a todos e um continuado sucesso à Fundação Gorceix.
Prof. Cristovam Paes de Oliveira
Presidente executivo