O Conselho Consultivo da Fundação Gorceix recebeu seis novos membros, sendo que, pela primeira vez, duas mulheres passam a integrar órgãos responsáveis pelos destinos da Instituição.
A solenidade de posse foi realizada durante reunião do Conselho Consultivo, na sede da Fundação Gorceix, em Ouro Preto, no dia 06 de maio.
São estes os novos conselheiros:Luiz Cláudio Cândido (representante Docente da Escola de Minas), Maria Perpétuo Socorro Mol Pereira, Maria de Lourdes Fortes Álvares da Silva, Cyro Cunha Melo, Emílio de Paulo e Silva Abdu, e Arthur Pinto Chaves.(foto)
Segundo o professor Cristovam Paes de Oliveira, a presença de membros femininos nos Conselhos da Gorceix quebra um paradigma que perdura desde sua criação, em 1960. Hoje a atuação das mulheres, nas áreas de engenharia, se dá de forma contundente e competente. Na Escola de Minas, onde, há pouco tempo, era raro ver alunas em seus cursos mais tradicionais, atualmente, em alguns deles, o número de alunas chega mesmo a representar percentuais maiores que 50%. Além disso, o corpo docente também não fica a dever. O número de professoras/pesquisadoras cresce a cada dia e, assim sendo, nada mais correto e sensato do que contar com essas competentes mulheres nos nossos Conselhos, mostrando que a Fundação Gorceix acompanha, com a devida atenção, as mudanças que ocorrem na estrutura social do nosso país. Sejam, portanto, bem vindas as engenheiras, Maria de Lourdes e Maria Perpétuo Socorro.