O Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA), onde fica a nascente do Rio das Velhas, está agora sob o gerenciamento da Fundação Gorceix, por meio do Departamento de Meio Ambiente (DEMAM). O projeto é resultado de um convênio entre a FG e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, cujo público alvo é o visitante do Parque e os moradores de Ouro Preto, em especial dos bairros limítrofes.
Este gerenciamento ambiental, que começou em maio, atua em diferentes frentes, que incluem programas de educação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, visitação, combate a incêndios e perfil do turista. Além disso, o DEMAM está responsável pelas reformas na infraestrutura do PNMA e implantação do site, software de gestão e elaboração de banco de dados georreferenciadas.
Os programas
Educação Ambiental
A ação é voltada para alunos do ensino fundamental da cidade e região, abordando, de forma lúdica e prática, questões relativas à preservação ambiental, recursos hídricos, sustentabilidade e educação patrimonial.
Além das crianças das escolas de Ouro Preto, são também atendidas universidades, cursinhos, grupos escoteiros e outros interessados.
Gerenciamento de resíduos sólidos
Está em elaboração um plano de gerenciamento de resíduos gerados no PNMA, que inclui a avaliação dos detritos, segregação, manejo e coleta seletiva, treinamento dos guardas do parque, abordagem e educação ambiental aos visitantes, ações de limpeza e conservação.
O programa possibilitará a redução dos resíduos gerados, resultando em melhor conservação e proteção do Parque.
Programa de visitação
Esta ação visa informar melhor o visitante sobre pontos turísticos, trilhas e atividades esportivas que podem ser realizadas no PNMA. As atividades de classificação de trilhas são realizadas conforme a ABNT NBR 15505-2/2008 “Turismo com Atividade de Caminhada - Classificação de Percursos” Todas as informações estão sendo compiladas em fichas e georreferenciadas, através do software ArcGIS 10.1 e serão disponibilizadas em meio digital aos interessados.
Combate a incêndios
Diariamente são realizadas vistorias no parque para identificação de focos de incêndio e sua extinção. Abordagens e palestras serão realizadas para os moradores nos bairros limítrofes, promovendo a educação patrimonial.
Reformas da infraestrutura
Estão sendo realizadas as seguintes reformas:
• Portaria Principal: reforma completa – vidros, bancadas de granito, portas (banheiro e principal), pintura e instalações hidráulicas e elétricas;
• Sede: pintura, pequenos reparos (reboco) e infiltração;
• Churrasqueiras: pintura e instalações hidráulicas;
Pesquisas e Mestrado
O espaço também será utilizado para atividades de Mestrado e Pesquisa por universidades ou empresas com acompanhamento dos profissionais do DEMAM. Atualmente estão sendo realizadas pesquisas de odonata,calangos (TROPIDURIDAE: Tropidurus gr. torquatus), turismo, espeleologia, vegetação (campos rupestres), além do plano de manejo do parque,
Equipe
Para realizar esse gerenciamento o DEMAM conta com equipe de profissionais dedicada à manutenção, conservação e atividades técnicas previstas no PNMA: Supervisor, guarda-parques, faxineira, bolsistas (engenharia. ambiental, geológica, arquitetura e urbanismo, pedagogia. turismo e ciências da computação). Todas as atividades são coordenadas pelo corpo técnico do DEMAM (Eng. Geólogo, Eng. Ambiental) e da SEMMA/PMOP (diretoria de áreas protegidas da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto).
Sobre o Parque das Andorinhas
O Parque das Andorinhas faz parte da Área de Proteção Ambiental da Cachoeira das Andorinhas – APA e funciona todos dos dias, com entrada gratuita. Oferece várias opções de lazer, nos seus 557 hectares. Os lugares mais procurados são a Cachoeira das Andorinhas, a Pedra do Jacaré e a Cachoeira conhecida como “Véu da Noiva”, de cerca de 40m de altura. A cachoeira que dá nome ao parque está no interior de uma formação rochosa semelhante a uma gruta e é assim chamada por abrigar grande quantidade de andorinhas de coleira nesta época do verão.
Da Praça Tiradentes até a Portaria do Parque são 5 km e o caminho pode ser feito pelo Morro da Queimada ou pelo Morro São Sebastião.
Saiba mais no site: www.andorinhasgorceix.com.br