Os 149 anos da Escola de Minas/UFOP foram comemorados pela Fundação Gorceix com a entrega da Medalha Honraria Gorceix, no dia 07 de outubro, na sede da instituição, em Ouro Preto. Em sua segunda edição, a Honraria Gorceix é, segundo o presidente executivo da Fundação, professor Cristovam Paes de Oliveira, uma forma de homenagear e agradecer as pessoas e empresas, que vêm colaborando para que a Gorceix possa se manter firme em seus propósitos de apoiar a Escola de Minas/UFOP e seus alunos.
Assim são agraciados conselheiros, empresas parceiras e os alunos, que se destacaram durante o ano de 2015 nos diversos cursos da Escola de Minas/UFOP. O professor Cristovam Paes de Oliveira ressaltou que “homenageamos os conselheiros pelo empenho e dedicação a essa casa. É um reconhecimento e gratidão por terem abraçado a nobre missão da Gorceix em um trabalho voluntário de inquestionável importância social”.
Durante a cerimônia comemorativa, foi outorgada a “Medalha Claude Henri Gorceix”, as seguintes pessoas e empresas parceiras:
Conselheiros:
·Cyro Cunha Melo
Eurico Martins de Araújo
·Geraldo de Almeida Fonseca
Orlando Euler de Castro
Em seus agradecimentos o conselheiro Orlando Euler de Castro fez o seguinte pronunciamento:
"São inquestionáveis e reconhecidos os BENEFÍCIOS que a Fundaçâo Gorceix tem concedido à Escola de Minas, à UFOP, às empresas parceiras, ao desenvolvimento científico e tecnológico - em especial na área da indústria mínero-metalúrgica-, à sua própria equipe e à comunidade, com sua vertente social e assistencial. E cada vez dedicando maior atenção à área de preservação ambiental.
Sempre atuando com transparência, responsabilidade e ética. Estes ideais, missão e valores é uma forte motivação para que a gente procure colaborar para melhorar os seus resultados.
Eu quero, neste momento, registrar a minha honra, a minha grande alegria e satisfação em receber esse Reconhecimento e esta Honraria da Fundação Gorceix.
Minha dedicação à GORCEIX tem sido atuando nos Conselhos Curador e Diretor e, mais recentemente, por duas vezes, na reforma dos Estatutos, para, mantendo suas FINALIDADES, realizar mudanças para adequar sua operação à realidade nacional.
Na primeira, 2006 2008, que fui Coordenador, tivemos resistência ferrenha e oposição de alguns ex-alunos e até da Direção da Escola. Ocorre que nem todos estão preparados para as mudanças. Eu sou ardoroso defensor da preservação da Memoria, mas é preciso muito cuidado para evitar o Saudosismo.
Na realidade, precisamos conhecer e estudar o Passado, para melhor compreender o Presente e termos condições de avaliar tendências, para projetarmos o Futuro. Sermos atores na criação do Futuro. Principalmente no mundo atual, em que as transformações tecnológicas, comerciais e corporativas são cada vez mais rápidas, ficando cada vez mais curto o tempo para incorporação de inovações à realidade dos negócios.
Por isto, a capacidade para realizar Mudanças será essencial para garantir a sobrevivência. E a mudança nas Organizações passa, previamente, pela mudança nas pessoas que dela participam.
Precisamos mudar nossas mentes, que pressupõe: despreendimento, humildade, aceitar contestações, admitir mudanças - mesmo quando se considera estar dando certo o que se faz- e estimular a criatividade e a inovação. E para isto será indispensável garantir a motivação
A FUNDAÇÀO GORCEIX é bem um bom exemplo de Superar Dificuldades e de Mudanças para superar Desafios. E estamos vencendo e crescendo. E os jovens, por exemplo, que recebem o apoio da Gorceix, serão a garantia de um futuro cada vez mais brilhante.
E é para vocês, jovens, a mensagem final de outro jovem, com mais tempo:
Cultivem o bom relacionamento, procurem ouvir, desenvolver o prazer em servir, de forma espontânea, ficar satisfeitos com o reconhecimento e exercer suas atividades, sempre, com seriedade, responsabilidade, respeito e ética. Estarão, assim, criando um ambiente para inspirar confiança e credibilidade. Confiança e credibilidade abrem portas e é parte da garantia do sucesso.
Continuaremos vencendo e crescendo. Finalmente, quero dar parabéns a todos os que dedicam seu tempo, ou parte de seu tempo, para melhorar o desempenho da Fundação Gorceix. Todos estão contribuindo para garantir o alcance daqueles ideais, missão e valores mencionados no inicio.
Muito obrigado"
Na foto os quatro conselheiros homenageados: (da esquerda para a direita):
Cyro Cunha Melo, Eurico Martins de Araújo, Geraldo de Almeida Fonseca e Orlando Euler de Castro
Empresas:
Fotos: (foto à esquerda) o presidente da conselho curador, o engenheiro José Armando de Figueiredo Campos, Benjamim Mário Baptista Filho e o presidente do conselho diretor, o engenheiro Cloves Nunes de Carvalho; (foto à direita) o presidente da conselho curador, o engenheiro José Armando de Figueiredo Campos, Dr. Jones Belther e o presidente do conselho diretor, o engenheiro Cloves Nunes de Carvalho
Alunas:
A Medalha Claude Henri Gorceix foi concedida também aos alunos que se graduaram no segundo semestre de 2015, que se destacaram, ocupando o primeiro lugar geral da Escola de Minas. Neste ano, as três alunas destaques foram, durante seu período escolar, bolsistas da Fundação Gorceix, o que mostra, segundo o professor Cristovam, que a instituição está no caminho certo de apoiar os alunos carentes da Escola de Minas. A honraria foi entregue pelo diretor da Escola de Minas, prof. Issamo Endo e pelo reitor da UFOP, prof. Marcone Jamilson de Freitas Souza.
Lin Laslo, com coeficiente de rendimento escolar de 9,0, graduada em Arquitetura e Urbanismo. Por estar cursando mestrado na Noruega, a homenageada foi representada por Elisângela Queiroz Veiga.
Thais Amarante da Costa, com coeficiente de rendimento escolar de 9,0, graduada em Engenharia de Produção.
Thamara Paula dos Santos Dias, com coeficiente de rendimento escolar de 9,2, graduada em Engenharia de Produção.
Foto: Thamara Paula dos Santos Dias e Thaís Amarante da Costa