A Fundação Gorceix comunica, com profundo pesar, o falecimento do nosso amigo e Conselheiro José Mendo Mizael de Souza, ocorrido em Belo Horizonte, no dia 23 de setembro.
O setor de mineração no Brasil perde um dos seus principais expoentes e, a Fundação Gorceix, da qual era membro do Conselho Diretor, um dos seus grandes colaboradores.
Engenheiro de Minas e Metalurgista, nos últimos 30 anos, José Mendo Mizael de Souza marcou presença em inúmeras ações que modelaram a indústria mineral brasileira, sempre buscando a evolução do setor dentro da sustentabilidade. Tornou-se uma liderança reconhecida no setor mineral tanto no Brasil, quanto no exterior.
Estudante exemplar graduou-se como Engenheiro de Minas e Metalurgista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1961, conquistando a Medalha de Ouro “Alcindo Vieira” por ser o 1º lugar do Curso.
Ex-aluno Honorário da Escola de Minas de Ouro Preto – UFOP, foi eleito com um dos “100 Engenheiros do Século” pela Associação dos Ex-Alunos da Escola de Engenharia da UFMG, juntamente com a Sociedade Mineira dos Engenheiros entre todos que se formaram nos primeiros cem anos (1911 a 2011) de existência da referida Escola.
Foi um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e desempenhou funções diversas como de Conselheiro do então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social-CDES) de 2003 a 2007; Diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG, Presidente do Conselho Empresarial de Mineração e Siderurgia da Associação Comercial de Minas. Diretor da Indústria de Calcinação Ltda - ICAL; Superintendente de Desenvolvimento da S.A Mineração da Trindade - SAMITRI, empresa à época pertencente ao Grupo Belgo Mineira (hoje Arcelor Mittal), Membro (Titular) do Conselho Temático de Meio Ambiente da CNI.
Na foto ao lado, ele exibe a placa, que lhe foi entregue como Conselheiro Homenageado pela Fundação Gorceix durante as comemorações pelos 58 anos da FG, em 18/04/2018, em Ouro Preto