Mais uma vez, os bolsistas da Gorceix são noticia na Escola de Minas. Dos formandos do segundo semestre de 2011, cinco deles foram os melhores dentre os nove cursos oferecidos pela EM/UFOP.
São eles: Pedro Henrique Souza Prado (Engenharia de Controle e Automação); Lucas Roquete Amparo (Engenharia Civil); Laís Mayara Corraide da Silva (Engenharia Geológica); Daniel Geraldo da Cruz (Engenharia Metalúrgica); Felipe de Brito Pereira (Engenharia de Minas) e Marcela Ambrogi (Engenharia de Produção).
O agora, engenheiro de controle e automação, Pedro Henrique Souza Prado, destaca que “sempre contei com bolsas de iniciação cientifica Fundação e ajuda para participação em eventos como congressos, semana de estudos, cursos e até mesmo da formatura.
Pedro credita ao apoio da Fundação, principalmente os cursos realizados no DETAP o fato de estar trabalhando na Petroeng Consultoria e Projetos Industriais (Campinas-SP), na área de óleo e gás, e cursando pós-graduação no Instituto de Pós-Graduação do Petróleo (IBP), no Rio de Janeiro.
Natural de Divinópolis, ele comenta que são muitos aqueles que só estudaram devido à Fundação, que é uma relação “mãe e filho”. Pedro conta que “em nossas conversas nos referíamos à Fundação como “Mamãe Gorceix”.
Outro ex-bolsista entusiasmado é então engenheiro civil Lucas Roque Amparo, de Paracatu-MG. Ele conta que recebeu da FG bolsas¬¬¬ Alimentação, 04 Méritos Acadêmicos, Curso de Excel e Espanhol e Auxilio médico. “Esses benefícios ajudaram em minha manutenção e possibilitaram-me expandir meus conhecimentos, inclusive com a aquisição de um notebook. O auxílio ao oftalmologista prova que a fundação se preocupa também com a saúde do aluno.”
Sem dúvida, continua ele, “a FG é importante para a Escola de Minas e seus estudantes, pois muitos como eu, vieram de longe e o apoio da Fundação ajuda na nossa permanência em Ouro Preto.”
Lucas decidiu pela vida acadêmica e atualmente faz mestrado em Construções Metálicas na UFOP.