A consciência ambiental e o desejo de aperfeiçoar os serviços prestados às populações levaram o CINVALPI (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga), a efetivar parceria com a Fundação GORCEIX com o objetivo de criar e executar o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos dos 41 municípios associados.
O DEMAM-Departamento de Meio Ambiente, órgão da GORCEIX, irá realizar o trabalho, que compreende educação ambiental e sanitária, apresentações públicas e ações participativas com a população dos municípios, com o objetivo de reduzir a geração dos resíduos e fazer sua separação adequada, segundo seu diretor, professor Wilson Guerra.
Essa ação conjunta atende à Lei Federal 12.305/2010 e traz uma série de vantagens como a redução de custos através de compras conjuntas de insumos e serviços e, também, venda conjunta dos materiais reciclados. Possibilita ainda o uso de tecnologias mais abrangentes, já que seus custos serão absorvidos por um número maior de municípios.
Segundo o prefeito de Rio Doce e presidente do CIMVALPI, Silvério da Luz, o plano deverá buscar a sustentabilidade nos aspectos relacionados à geração, segregação, armazenamento, transporte, tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos. “Este documento será um avanço para região, pois vai atender as peculiaridades demográficas, ambientais e urbanísticas de cada município, incorporando e complementando as legislações vigentes, com destaque para a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse.
Os municípios que serão beneficiados com PIGIRS: Abre Campo, Acaiaca, Alvinópolis, Amparo do Serra, Araponga, Cajuri, Barra Longa, Canaã, Caputira, Coimbra, Congonhas, Desterro de Entre Rios, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Itabirito, Jequeri, Matipó, Mariana, Oratórios, Ouro Branco, Ouro Preto, Paula Cândido, Pedra do Anta, Ponte Nova, Porto Firme, Piedade de Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São Pedro dos Ferros, São José do Goiabal, Sem Peixe, Sericita, Teixeiras, Urucânia, Vermelho Novo, Viçosa e Visconde do Rio Branco.
Sobre o DEMAM
O Departamento de Meio Ambiente/FG é o setor da Fundação que mantém uma equipe técnica apta a desenvolver projetos relacionados à área ambiental como consultorias, desenvolvimento de metodologias e normatizações envolvidas no processo de elaboração de diagnósticos e gerenciamento de projetos relacionados à revitalização de áreas ambientalmente impactadas.
Com um histórico de projetos e conhecimentos voltados ao estudo do meio ambiente, o DEMAM está preparado para enfrentar os desafios relativos ao desenvolvimento sustentável, com foco na mitigação, bem como na eliminação, de eventuais impactos promovidos pelo setor mínero-metalúrgico e, ainda, na elaboração de projetos que possam contribuir para a disposição de resíduos sólidos urbanos e industriais, auxiliando no desenvolvimento sustentável.