O Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI) e a Fundação Gorceix realizaram, na terça-feira, 11 de fevereiro, no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais, em Ponte Nova, a 1ª Audiência Pública do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) com a participação de prefeitos (as), secretários (as) municipais, representantes de entidades, ambientalistas e equipe técnica do Plano.
A Audiência Pública é uma ação da primeira etapa do PIGIRS e promoveu a discussão conjunta com os representantes dos municípios e a comunidade os Planos de Trabalho e de Mobilização Social. A próxima etapa do plano é a elaboração do diagnóstico participativo e para colocá-la em prática já estão sendo realizadas visitas técnicas aos municípios. Estão previstas também oficinas com as associações de catadores e gestores municipais na segunda semana de março.
Na abertura, o presidente do CIMVALPI e prefeito de Rio Doce, Silvério da Luz, ressaltou a importância do PIGIRS: “Imaginar que a elaboração deste plano não seria relevante para os municípios é um grande equívoco. Aqui temos uma ferramenta que nos permite de forma conjunta, participativa e transparente, decidir qual o melhor caminho para solução definitiva da gestão dos resíduos sólidos em nossas cidades”.
Representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo de Minas Gerais, Lília Aparecida de Castro, afirmou que o PIGIRS é uma excelente inciativa para a região. “Temos grandes desafios e um Estado bastante diversificado, mas estamos trabalhando em parceria com os municípios em busca soluções que atendam a realidade local”.
Promotor de Justiça da Comarca de Ponte Nova, Dr. Thiago Fernandes de Carvalho, ressaltou que a Audiência é o primeiro passo para a solução de um problema muito antigo relacionado à gestão dos resíduos sólidos. “O Ministério Público e o Estado de Minas Gerais firmaram um acordo em 2018, que fomenta esta atividade aqui hoje. E o motivo é muito simples: até hoje os municípios falharam e não conseguiram resolver o problema. Alguns têm soluções paliativas e não definitivas. Parabenizo o CIMVALPI e os municípios inseridos neste Plano e coloco o Ministério Público à disposição para fomentar e ajudar no que for preciso”, disse.
Também compuseram a mesa da Audiência Pública: Frederico Brum (Prefeito de Urucânia e 1º Vice-Presidente do CIMVALPI), Juliano Rodrigues Martins (Representante da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Urucânia), Professor Wilson José Guerra (gerente do DEMAM/ Fundação Gorceix), José Adalberto Rezende (Diretor Institucional do CIMVALPI) e Antônio de Moraes Lopes Júnior (Secretário Municipal de Meio Ambiente de Mariana).
Marco Antônio Pedrosa, Engenheiro Ambiental da Fundação Gorceix e Coordenador do PIGIRS fez uma apresentação detalhada do Plano, trazendo a contextualização, objetivos, municípios atendidos, plano de trabalho, etapas do projeto, diagnóstico participativo, plano de mobilização, diretrizes, oficinas, estratégias e resultados esperados. Como parte da Audiência, cidadãos e representantes dos municípios inscritos fizeram questionamentos e tiraram dúvidas sobre o Plano.
O PIGIRS é uma parceria do CIMVALPI com a Fundação GORCEIX por meio do Departamento de Meio Ambiente (DEMAM/FG) e pretende buscar soluções para a Gestão Intermunicipal Consorciada dos resíduos sólidos das 41 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal. Os municípios pretendem implantar soluções conjuntas para disponibilização dos resíduos, desde a compra conjunta de equipamentos, até a venda conjunta dos materiais reciclados, como disse o presidente do CIMVALPI, Silvério da Luz, prefeito de Rio Doce
Matéria completa no link: http://bit.ly/38LdwzX