O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos/PIGIRS, uma parceria entre o CIMVALPI (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga) e a Fundação Gorceix, dá mais um passo para a concretização do projeto de tratamento dos resíduos das 40 cidades, que integram o Consórcio.
Agora, o projeto, que tem assessoira técnica do Departamento de Meio Ambiente (DEMAM/FG), está na fase da realização de oficinas para representantes das associações de catadores, gestores municipais e instituições interessadas na questão de coleta e processamento dos resíduos sólidos das cidades envolvidas.
O objetivo das oficinas é avaliar a situação do gerenciamento de resíduos sólidos no território de atuação do Consórcio e identificar os principais problemas enfrentados pelas prefeituras, associações de catadores e demais órgãos ligados à questão dos resíduos existentes na região. Para esta etapa, os municípios consorciados foram divididos geograficamente em quatro grupos, de forma que será realizada uma oficina para cada um deles: Ouro Preto, Ponte Nova, Rio Casca e Viçosa.
A primeira Oficina de Diagnóstico Participativo do PIGIRS será realizada no dia 10 de março, na Fundação Gorceix, em Ouro Preto, dirigida para representantes das cidades de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Desterro de Entre Rios.
As demais seguem um calendário já definido: 11 de março, em Ponte Nova; 12 de março, em Rio Casca e 13 de março, em Viçosa.
Para saber mais acesse o www.cimvalpi.mg.gov.br.