A pandemia do Corona Vírus, maior tragédia mundial desde a II Guerra Mundial, requer de todos nós medidas protetivas e, sobretudo, preventivas. A GORCEIX também está na trincheira. Primeiro, contribuindo e estimulando o isolamento social de todos, particularmente de nossos professores, alunos, funcionários e prestadores de serviço.
E, é claro, atuando também na área de proteção à saúde de todos. Dentro da vertente de ação social da entidade, nossos Conselhos Diretor, Curador e Fiscal decidiram apoiar a Santa Casa de Ouro Preto com verba para compra de EPI’s (equipamentos de proteção individual)para uso de seus funcionários e respiradores
O presidente executivo da FG, Prof. Cristovam Paes de Oliveira, explica que “criamos um fundo para atender emergencialmente essas necessidades. Esses recursos serão liberados na medida em que a demanda chega até nós e que esses materiais sejam encontrados no mercado”.
Vale dizer que esses materiais também serão utilizados pela Santa Casa eventualmente, no Hospital de Campanha que está sendo montado na fábrica de tecidos em Ouro Preto.
O Prof. Cristovam diz, ainda, que “a GORCEIX está pensando e trabalhando em outros tipos de ajuda que serão direcionados à sua rede de funcionários e colaboradores e à comunidade de Ouro Preto, Mariana e região, especialmente os mais carentes”.
Ressalta, ainda, “que a Gorceix continuará concedendo, por decisão de seu Conselho Diretor, bolsas aos alunos carentes, cadastrados como bolsistas, mesmo sem estarem, neste período, desenvolvendo suas atividades acadêmicas normais. Tal decisão visa minimizar o impacto financeiro desses alunos, que dependem da Fundação, para o seu sustento em Ouro Preto”.
E enfatiza que tudo isso é muito importante, “mas o mais importante de tudo é a prevenção, o isolamento social, a paralisação de todos os serviços não essenciais para evitar a circulação de pessoas”.