É com profundo pesar que direção da Fundação Gorceix comunica o falecimento do Conselheiro da Instituição, o Engenheiro Geraldo Fonseca, no dia 06 de junho.
Parceiro e benfeitor da Fundação, Geraldo Fonseca, sempre alegre e solícito, estava sempre presente tanto nas ações da FG, quanto nas comemorações da Escola de Minas, sua paixão. Formado em Engenharia Civil e Metalurgia pela EM/UFOP na turma de 1951, tornou-se especialista na construção de túneis, como ele dizia, tuneleiro.
Após se formar, Geraldo foi trabalhar na construção da Usina Salto Grande da Cemig, no município de Braúnas, que tinha como obra fundamental os túneis de adução de água. A partir daí, foi se especializando na área. “Eu era um entusiasta de hidrelétricas e minha ideia era seguir esse caminho, mas a vida prática me levou para os túneis”, segundo ele em uma entrevista para o Jornal da Fundação Gorceix.
Ao longo de sua carreira de tuneleiro, Geraldo Fonseca construiu vários túneis para a Vale, participou da construção e projetos dos túneis da Lagoinha em Belo Horizonte e da obra que ele considera o seu maior desafio: o túnel do Taquaril, adutora do rio das Velhas, que resolveu o problema de abastecimento de água de Belo Horizonte nos anos 70.
Após muitos anos à frente das obras, Geraldo, em função de sua larga experiência, passou fazer projetos e prestar consultoria, sendo que em 1992 fundou sua própria empresa de projetos, consultoria e instrumentação de túneis, onde atuou até recentemente.
Por sua competência e pelos grandes trabalhos realizados recebeu diversas honrarias e homenagens. Em 1989 foi agraciado com o prêmio de Engenheiro do Ano, nas festividades de aniversário da Escola de Minas. Em 2006, recebeu o título de Personalidade Tuneleira pelo CBT-SP. Em 2016, durante as comemorações dos 57 anos da Fundação Gorceix foi homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito e a Medalha Gorceix (foto).
Além dessas premiações e homenagens recebeu várias outras e dizia com humildade: “Sempre fui muito dedicado e é muito bom ver nosso trabalho reconhecido”.
Seu nome será sempre lembrado e respeitado pelos profissionais com quem trabalhou, por quem teve o privilégio de conviver com ele e pela equipe da Fundação Gorceix.
Nossos sentimentos à família!