No dia 30 de setembro, em Nova Lima, foi realizada, a Audiência Pública de lançamento da Revisão do Plano Diretor do Município, que irá contar com a assessoria da Fundação Gorceix, por meio da equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente (DEMAM/FG).
O presidente executivo da FG, Prof. Cristovam Paes de Oliveira, ressaltou que a parceria com a Prefeitura de Nova Lima representa um grande desafio e que a FG irá atuar dentro da transparência, obedecendo todos os procedimentos adotados pelo município e acatando as sugestões vindas da população, pois quem vai decidir o futuro da região serão os moradores. (foto)
Ele observou ainda que o DEMAM/FG conta com uma equipe multidisciplinar, que detém experiência e competência comprovadas para conduzir essa tarefa, pois já realizou trabalhos semelhantes em Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Ipatinga.
O Secretário Municipal de Planejamento e Gestão de Nova Lima, André Rocha, afirmou que a Revisão do Plano Diretor representa um marco para os novalimenses e é essencial para enfrentar muitos desafios, entre os quais a mobilidade urbana, o déficit habitacional e o cuidado com o meio ambiente.
André Rocha observou que “nesse processo, a Prefeitura irá contar com o respaldo da Fundação Gorceix, referência no assunto e que será sem dúvida um facilitador desse trabalho bastante complexo”.
Além do Prof. Cristovam Paes de Oliveira estiveram presentes na Audiência Pública, o Superintendente da FG, Prof. Reinaldo Otávio Pinheiro Alves de Brito e o diretor do DEMAM/FG, Wilson José Guerra.
Saiba mais sobre a Revisão do Plano Diretor de Nova Lima, clicando neste link https://planodiretornl.gorceix.org.br/
O que é o Plano Diretor
O Plano Diretor (PD) é um processo de planejamento da organização físico-territorial das cidades. Trata-se de uma ferramenta de planejamento urbano com o objetivo de organizar o desenvolvimento do território de cada município, contemplando a estruturação do espaço físico com as questões econômicas, ambientais e, principalmente, sociais da população local.
Além disso, é um instrumento político que tem como principal objetivo garantir que a expansão urbana esteja associada às condições de vida digna para toda a comunidade local.
O plano diretor, que projeta o futuro de uma cidade, é elaborado pelo Poder Executivo Municipal, sob a responsabilidade técnica uma equipe interdisciplinar, em um processo de planejamento participativo, levando em consideração as demandas dos moradores locais. E antes de entrar em vigor o PD precisa ser aprovado pela Câmara Municipal.