Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da Covid-19, as comemorações da Festa do 12, foram feitas de forma virtual. Assim, os 145 anos da Escola de Minas foram festejados à distância, sem abraços, sem reencontros, sem bailes, recordações e sorrisos. Mas o que vale é saber que a Escola de Minas completa 145 anos marcados pelo pioneirismo e dedicados ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento da engenharia em suas diversas áreas.
E a Fundação GORCEIX, parceira da instituição há 61 anos, une-se à comunidade emopiana para esta comemoração da mais antiga instituição de ensino da engenharia da América Latina e berço da engenharia mínero metalúrgica brasileira.
Vida longa à Escola de Minas!
Sessão solene comemorativa
A Sessão Solene foi presidida pelo Diretor da Escola de Minas, Prof. Issamo Endo, que agradeceu a todos que contribuíram e contribuem para o crescimento da instituição e homenageou também aqueles que perderam a vida pela Covid 19, pedindo um minuto de silencio aos presentes.
Homenageados durante a Festa do 12
Em todos os anos, durante a realização da sessão comemorativa a direação da Instituição homenagea os ex-alunos, as Repúblicas mais antigas e professores e funcionários. Confira abaixo quem foram os homenageados nestes 145 anos.
Agraciados com a Medalha da Escola de Minas
Prof. Cristovam Paes de Oliveira
Prof. Antônio Maria Claret de Gouveia
Prof. Homenageado por 25 anos de magistério
Prof. Francisco Célio de Araújo – Departamento de Engenharia Civil
Homenagem a professores aposentados
Prof. Antônio Maria Claret de Gouveia
Prof. Jaime Antonio Sardi
Prof.Jonas Durval Cremasco
Homenagem ao Técnico Administrativo Aposentado
Geraldo Magela da Silva
Homenagem a ex-alunos
Receberam a medalha comemorativa os Engenheiros formados nos anos de 1961 (Jubileu de Diamante), 1966 (Jubileu de Esmeralda), 1971 (Jubileu de Ouro), 1976 (Jubileu de Safira), 1986 (Jubileu de Coral) e 1996 (Jubileu de Prata). Foi orador, representado os antigos alunos, o Eng. Vitório Sequeira
Homenagem da A3EM ao antigo aluno destaque de 2020
Eng. Rodrigo Alvarenga Vilela
Republicas homenageadas
90 anos – Arca de Noé
85 anos = Consulado
80 anos – Sparta
70 anos – Reino de Baco e Formigueiro
75 anos = Pif=Paf
60 – Território Xavante –XP
45 – Saudade da mamãe, Penitenciária e Bangalô
30 anos – Virada pra lua
Se você quiser assistir a Sessão comemorativa clique aqui.