No dia 30 de novembro, a Fundação Gorceix recebeu a visita do Vice-governador de Minas, Paulo Brant, em sua sede, na cidade de Ouro Preto, com o objetivo de conhecer a estrutura da FG, suas ações e os projetos desenvolvidos por seus departamentos técnicos.
Durante o encontro no auditório da sede administrativa da FG, dentre os 400 projetos em andamento, foram apresentados dois, específicos dos Departamento de Meio Ambiente (DEMAM) e do Departamento de Tecnologia
![]() |
Da esquerda para a direita: engenheiro Fernando Gomes, sup. da FG, Reinaldo Otávio A,B. Pinheiro, eng. Paulo Sérgio Furtado, diretor da Escola de Minas, prof. Wilson José Guerra, diretor do DEPETRO/ DEMAM, Cel. Guedes representante do Gov. do Estado, prof. José Alberto N. Cocota Junior, prof. Cristovam Paes, Vice-governando Paulo Brant, reitora da UFOP, Cláudia Marliére de Lima, secretária municipal de planejamento e gestão, Crovimara Batalha e o secretário municipal da casa civil de Ouro Preto, Zaqueu Astoni.
Foto/crédito: Ane Souza
O vice-governador, Paulo Brant, observou que “a Fundação trabalha de um lado com apoio aos estudantes e do outro com a aproximação da universidade com o setor empresarial, um dos gargalos do desenvolvimento do Brasil. A mineração é um setor vital em nossa economia e por isso, em relação às barragens, olhando o ponto de vista do Governo, faremos uma articulação junto ao Ministério Público e à Agência Nacional, porque ainda temos um número significativo de barragem em Minas”.
De acordo com o presidente executivo da FG, prof. Cristovam Paes de Oliveira, “as pesquisas e projetos com os quais a Fundação está envolvida são fundamentais para a economia mineira. Vimos apenas dois projetos, entre mais de 400 em andamento e todos de igual importância. E a vinda do vice-governador Paulo Brant nos dá um certo alento de que vamos ter daqui para a frente uma parceria com o governo do estado, que irá beneficiar toda Minas Gerais.
Zaqueu Astoni, secretário municipal da Casa Civil, observou que a Fundação Gorceix é de fundamental importância Ouro Preto: “Hoje foram realizadas apresentações com os principais projetos que a Fundação acompanha em nossa cidade e em todo país, isso mostra a sua potência no social, ensino e pesquisa. Tudo isso também demonstra a relevância de Ouro Preto retornando ao cenário político, tendo esse apreço do Governo com a nossa cidade e com os projetos da Fundação Gorceix”.
Projetos apresentados
Gestão de monitoramento de barragens
O projeto de gestão e monitoramento de barragens de minérios foi apresentado pelo Diretor do DEMAM, Wilson José Guerra.
Esse monitoramento seria realizado pelo DEMAM com informações em tempo real, unificadas em um banco de dados gerido pela FG, que poderia ser acessado por órgãos públicos ligados ao meio ambiente e as empresas proprietárias de barragens. Esse tipo de monitoramento garantiria o detalhamento e melhoria da qualidade das medições, estabelecendo um novo modelo na avaliação de riscos.
Inovação tecnológica no processo de flotação
O diretor de projetos do DETEMM, eng. Fernando Gomes, apresentou uma técnica inovadora em processos de flotação, em desenvolvimento pela FG em parceria com a Empresa Brasileira de Pellets.
Esta inovação tecnológica visa modificar alguns dos procedimentos adotados na flotação, prevendo o uso de resíduos da indústria alimentícia em substituição a alguns dos reagentes empregados atualmente.
Este novo tipo de processamento resultaria em ganho ambiental de grande relevância, mais segurança na sua manipulação e estocagem. Além disso, proporcionaria às empresas maior competitividade no mercado com a garantia de geração de produtos diferenciados de qualidade premium.
O vice-governador foi recebido pelo presidente executivo da Fundação Gorceix, prof. Cristovam Paes de Oliveira, seu superintendente, prof. Reinaldo Otávio Alves Pinheiro de Brito e representando o Conselho Diretor da FG, o eng. Roberto Nunes Lucio de Carvalho, membro do Conselho Diretor
O encontro contou ainda com a presença do secretário da Casa Civil da Prefeitura de Ouro Preto, Zaqueu Astoni, a reitora da Universidade Federal de Ouro Preto, Profª. Cláudia Aparecida Marliére de Lima, o diretor da Escola de Minas e Prof. José Alberto Naves Cocota Junior.