A Biblioteca Pública de Ouro Preto deu o primeiro passo para o processo de digitalização e informatização de seu acervo, com a inauguração do Sistema de Informatização, no dia 04 de junho. O evento comemorou a digitalização dos primeiros 4.600 mil volumes dos cerca de 50 mil, que compõem o acervo de livros, revistas e periódicos.
A Fundação Gorceix, dentro do convênio Interinstitucional com a Prefeitura de Ouro Preto, e a empresa Samarco colaboraram para que fosse dado o ponta pé inicial ao processo de informatização.
Criada em 1831, exerce papel importante na facilitação do acesso à leitura e à difusão do conhecimento. Segundo o prefeito, Ângelo Oswaldo, a biblioteca transformou-se em um dos principais centros culturais da cidade ao disponibilizar para os seus 10 mil associados atuais uma gama de livros que vão dos técnicos, às obras mais antigas, passando pela literatura nacional e internacional. Ele ressalta ainda que há um número considerável de publicações em braile e literatura infantil. Além disso, conta com a Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública e acolhe a Academia Ouro-pretana de Letras.
Ângelo Oswaldo agradeceu a participação da Samarco e da Fundação na informatização. Ele destacou que, “desta forma a Gorceix exerceu seu objetivo de amparar os alunos da Escola de Minas, já que os estudantes utilizam as dependências e o acervo da Biblioteca para pesquisas e estudos. Agora, serão atendidos de forma mais rápida e fácil.”.
O Coordenador do Departamento de Comunicação, prof. Antônio Araújo (prof. Tunico), representou a Fundação Gorceix. Ele ressaltou que a parceria da Fundação cumpre o desejo dos criadores da instituição de apoiar os alunos da Escola de Minas, ao colaborar para a preservação do acervo da biblioteca, largamente utilizada por, que ali encontram não apenas o material necessário para seus estudos, mas também a tranquilidade do local.
O evento foi marcado pela apresentação do grupo de flautistas da Escola de Música Padre Simões da Paróquia do Pilar.