O sonho de centenas de jovens ouro-pretanos de baixa renda de frequentar uma universidade está mais próximo com as aulas do projeto de extensão da UFOP, o Pré-vestibular Humanista. Fruto da ideia de professores e alunos da UFOP, desde 2006, o Pré-Vestibular Humanista, vem garantindo aos alunos melhores condições de concorrer com aqueles que têm condições de pagar um “cursinho” a uma vaga nas universidades do país.
A Fundação Gorceix participa como mantenedora do projeto, desde 2010, quando passou a doar aos alunos o material didático, de escritório e pedagógico como equipamentos de data show e pagando os universitários, que atuam como bolsistas, ministrando aulas. Também apoiam o projeto a Escola de Minas e a Prefeitura de Ouro Preto.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria do Perpétuo Socorro, do Departamento de Engenharia de Controle e Automação (DECAT) da EM/UFOP, o pré-vestibular conta com uma equipe com trinta e cinco alunos extensionistas, graduandos de diversos cursos da Universidade. Isto faz projeto talvez o mais interdisciplinar, que a UFOp já teve. Além deles mais dois professores ministram as aulas para os atuais 600 alunos.
Por outro lado, ela complementa, esses alunos têm a oportunidade de concorrer de forma mais equilibrada a uma vaga nas instituições de ensino superior do país. O projeto, segundo a professora, busca trabalhar não só os conteúdos didáticos, mas também procura desenvolvê-los enquanto cidadãos críticos e participativos.
As aulas são ministradas na sede da Escola de Minas, no centro e no Campus, no Morro do Cruzeiro, além de Cachoeira do Campo no Centro Dom Bosco.