REM - Revista Escola de Minas

 

Comprometida com o desenvolvimento técnico-científico do país durante os últimos 80 anos, a Revista Escola de Minas (REM) tem sido um dos veículos mais importantes para a publicação de artigos nas áreas de Engenharia de Minas, Metalúrgica, Civil, Geológica, Materiais, Mecânica e Energia. A REM foi o primeiro periódico científico dessas áreas na América do Sul.

 

Fundada em 1936 por ex-alunos da Escola de Minas de Ouro Preto, a REM se tornou um periódico de renome no mundo acadêmico brasileiro e internacional. Hoje conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Ministério da Educação, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);  do Governo do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); e de empresas do setor.

 

A partir de 2004, a REM foi integrada à Fundação Gorceix, cujo apoio possibilitou a busca do objetivo da revista de se tornar a mais conceituada revista científica do setor mínero-metalúrgico. Para isso, a REM ampliou o número de "Editores Associados", composto por 25 renomados professores de universidades de vários países (Estados Unidos, Portugal, Índia e China), além das principais universidades brasileiras (UFOP, USP, COPPE–UFRJ, UFPA, UFRGS, UFPE, UNICAMP, UFMG, UFSC e UnB). A REM possui mais de 500 peer reviews nacionais e internacionais.

 

Publicada trimestralmente, a revista é direcionada para pesquisadores e profissionais, brasileiros e internacionais, e para empresas dos setores em que atua. A REM apoia várias associações relacionadas com a sua área de cobertura: SBG, SBGq, IBRAM, APROMIN, ABINOX, entre outras. Além da versão impressa, a REM disponibiliza seu conteúdo gratuitamente pela internet, através da The Scientific Electronic Library Online (Scielo). A REM também está indexada nos principais órgãos de pesquisa de publicações científicas do mundo: Scielo, Thomson Reuters (ISI), Scopus, Geosciencie e-journals, Ebsco Publishing e Redalyc.

 

Devido a sua importância no mundo acadêmico internacional, a REM adotou, em 2012, o idioma inglês, para submissão e publicação de artigos técnicos e científicos.

 


Top